quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead) - 1978

A obra-prima de George A. Romero. É um pouco difícil falar de Dawn, afinal este é o filme mais completo da série dos mortos, iniciada dez anos antes com A Noite dos Mortos Vivos e continuado em 1978 com o   Amanhecer dos Mortos, título que traduziria melhor o planejado pelos realizadores, para representar a ordem cronológica dos acontecimentos. Certamente foi o filme que eu mais ouvi falar na minha infância, pois meu pai teve a oportunidade de vê-lo no cinema e sempre citava como referência em zumbis o tal Zumbi, título que recebeu por aqui no seu lançamento.

Além de ser um ótimo exemplar de horror, pois não faltam 'monstros', mortes e sangue, pode e deve ser apreciado por qualquer fã de cinema em geral. Pois como marca registrada do diretor apresenta fortes críticas, principalmente a  sociedade consumista em que vivemos. Seria Romero um visionário ou simplesmente não evoluímos nada no decorrer dos 35 anos passados de filme? Uma lição de como fazer cinema construtivo. 

Algo que realmente me impressiona muito em Dawn são os dramas existenciais vividos pelas personagens centrais, que buscam refúgio no shopping em meio ao ataque zumbis. Por exemplo a gravidez de Francine, coloque-se na situação dela, em que mundo seu filho nascerá, sem nem mesmo saber se estará viva no próximo dia.

Outra coisa que acho incrível é o início, nos mostrando a queda dos meios de comunicação.  Imagine-se hoje, somente a falta da internet, a falta de informação já seria o suficiente para o caos.

Se na Noite... já nos impressionávamos com as cenas de canibalismo, imagine aqui o choque das cores, da palidez acinzentada dos mortos em contraste com o vívido sangue vermelho.

Durante o filme vamos acompanhar um grupo de pessoas, completamente diferentes e desconhecidas que buscam abrigo em um shopping center. É claro que não irá demorar até os zumbis os encontrarem e terem que lutar pela sobrevivência. Interessante que além da possibilidade do ataque dos mortos, veremos que  os  vivos podem ser muito piores.

Temos aqui cenas interessantíssimas e zumbis inesquecíveis. Quem não lembra do Flyboy, conhecido por aqui pela tradução Tarzan. Destaque também para o hare krishna zumbi, fdp!

Enfim, a cartilha dos mortos está aqui. Se em um filme Romero conseguiu inventar um subgênero, neste segundo alcançou a perfeição, copiada centenas, talvez milhares de vezes.

Clássico absoluto. Maquiagem de Savini, produção de Argento e trilha sonora da banda Goblin.

Lançado em dvd por aqui, em sua versão integral de 126 minutos. Essa é a versão completa, que as vezes se torna um pouco cansativa por cenas demasiadamente arrastadas, mas que não prejudica em nada a diversão.


Ficha técnica:
Sinopse: Sequência direta de A Noite dos Mortos Vivos (1968), o filme mostra quatro pessoas que tentam sobreviver aos ataques dos zumbis sedentos de carne fresca e miolos. Eles se refugiam em um shopping abandonado, enquanto o número de zumbis ao redor do lugar aumenta cada vez mais
Título no Brasil:  Despertar dos Mortos
Título Original:  Dawn of the Dead
País de Origem:  Itália / EUA
Gênero:  Terror
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento:  1978
Direção:  George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Elenco
David Emge ... Stephen
Ken Foree ... Peter
Scott H. Reiniger ... Roger
Gaylen Ross ... Francine
David Crawford ... Dr. Foster
David Early ... Sr. Berman
Richard France ... Scientist
Howard Smith ... TV Commentator
Daniel Dietrich ... Givens
Fred Baker ... Commander
James A. Baffico ... Wooley
Rod Stouffer ... Officer on Roof
Jese Del Gre ... Old Priest
Tom Savini … Motorcycle Raider


Faltam 2 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário