sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Noite dos Mortos Vivos (The Night of the Living Dead) - 1968


O marco fundamental na história dos mortos. O divisor de águas. O criador de um subgênero. Adjetivos não faltam quando falamos do primeiro filme que mostrou pessoas mortas, que voltaram a vida e agora perseguem até mesmo seus entes queridos em busca de carne humana (iohhh ioohh - momento Skylab).

Um filme feito com pouquíssimos recursos e muita criatividade, que aparece sempre no top 3 de qualquer lista de melhores filme de terror de todos os tempos. E não é pra menos, afinal temos aqui a inovação de todo um gênero. O relato de uma sociedade paranóica com ameaças de guerras nucleares. E como viraria quase um clichê nos filmes de Romero, temos uma forte crítica social, racial, entre outras coisinhas mais. 

A história todos já conhecem, os irmãos Johnny e Barbra estão em um cemitério a fim de visitar o túmulo de seu pai, quando um homem cambaleante os ataca, assassinando Johnny e obrigando a guria fugir. Ao longo de sua fuga Barbra encontra uma casa para se esconder. Não demora muito e outro sobrevivente também encontra a casa, este é Ben, o cara que vai levar todo o filme nas costas. Além deles, outras pessoas também estão refugiadas por ali, dois casais e a filha mordida.

Claro que a ideia seria todos os sobreviventes reunirem forças e lutarem contra a ameaça dos zumbis. Mas não é bem isso que acontece, são pessoas diferentes e muitas preocupam-se mais consigo mesmas e com seus interesses. Acho que isso faz de Night um filme extremamente corajoso, onde os realizadores não tiveram medo de expor fraquezas e interesses de seus personagem. E o final, sério precisa de muita audácia para se expor e colocar na tela o que realmente havia sido planejado, admiro quem tem coragem de mostrar algo tão pessimista e autoral, de matar seus personagens.

Interessante que não temos uma exata explicação do porque que os mortos levantam-se, mas certamente isso não vem ao caso. Afinal aqui não são zumbis apáticos, pela primeira vez não são os feiticeiros usando do vodu para a escravidão.

Claro que talvez A Noite não agrade todos os públicos hoje em dia, mas sua importância é inegável. Continua sendo original após 45 anos, assista qualquer filme atual de zumbis, são todos cópias da primeira cria de Romero, ele praticamente criou a cartilha dos mortos: o canibalismo, a desolação, a luta pra viver, o drama da perda e volta de entes queridos e principalmente a transmissão pela mordida. Tudo isso já foi mostrado em 1968. Curvem-se a Noite em que os mortos levantaram pela primeira vez.

O site Boca do Inferno tem um artigo completíssimo, falando inclusive da produção do filme, caso queira ler aqui está o link

Assista o clássico absoluto dos mortos clicando aqui.



Ficha técnica:
Sinopse:A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue
Título no Brasil:  A Noite dos Mortos-Vivos
Título Original:  Night of the Living Dead
País de Origem:  EUA
Gênero:  Terror
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento:  1968
Direção:  George A. Romero
Elenco
Duane Jones ... Ben
Judith O'Dea ... Barbra
Karl Hardman ... Harry
Marilyn Eastman ... Helen
Keith Wayne ... Tom
Judith Ridley ... Judy
Kyra Schon ... Karen Cooper
Charles Craig ... Newscaster / Zombie
S. William Hinzman ... Cemetery Zombie
George Kosana ... Sheriff McClelland
Frank Doak ... Scientist
Bill 'Chilly Billy' Cardille ... Field Reporter

Dia 1.

Um comentário:

  1. Uma das grandes inspirações de Romero para este filme foi o Carnival Of Souls (1962) de Herk Harvey. Tanto que no Terra dos Mortos, aquela cena dos mortos saindo da água é uma homenagem a este filme.

    ResponderExcluir