quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os Mortos Vivos (Dead & Buried) - 1981


Qual é o pré requisito para ser considerado um zumbi?
Ter morrido e de alguma maneira ainda andar por ai, como se estivesse vivo, correto? Se sim, então o filme de hoje está apto a fazer parte da nossa lista.

Dead & Buried é um excelente filme, com um impressionante roteiro e um final surpreendente, em tempos que isso não era moda.

Logo na primeira e chocante cena, vemos um fotógrafo chegando em uma praia, dessas de interior com sua pacata comunidade pesqueira; o tal fotógrafo encontra uma bela moça, disposta a pousar para suas fotos e até mesmo tirar a roupa perante o estranho. Pobre e inocente homem, achando que aquele é seu dia de sorte, acaba sendo vítima dos pescadores que lhe batem, amarram com suas redes de pesca e o queimam vivo, fotografando sua agonia. Assim, nos primeiro dez minutos de filme.
Simplesmente brutal e poética, não há outra maneira de descrever a primeira cena de Dead & Buried. Entre os pescadores assassinos podemos ver um Robert Englund, bem antes de se tornar ícone do terror, por sua interpreção de Freddy Krueger.

Voltando a história, acompanhamos o xerife da cidade Dan Gillies, um bom e inocente homem, em suas investigações sobre mortes estranhas e desaparecimentos que acontecem na pequena cidade.

Infelizmente não dá pra falar muito de Dead & Buried sem acabar entregando seu engenhoso roteiro. Apesar de saber logo no início que são os próprios moradores os assassinos, é impossível não se perguntar quais as suas motivações, o que os faz agir de maneira tão estranha e cruel. Temos vários personagens misteriosos e controversos, mas todos muito bem elaborados.

Certamente o grande mérito por Dead... vai para o roteiro de Dan O'Bannon. Roteirista e diretor muito conhecido pelos fãs do gênero. O'Bannon é o responsável pela direção e roteiro de 'A Volta dos Mortos Vivos', além dos roteiros da franquia Alien, inclusive o primeiro, colaborador assíduo de Ridley Scott.

Temos aqui tudo que um fã de horror precisa, clima sombrio, névoa, mistério, mortes em on screen e que mais você desejar. Os Mortos Vivos foi lançado por aqui em vhs e dvd, sendo possível encontrá-lo facilmente em sites de compras e locadoras. A tradução do título não colabora muito. Dead & Buried, em sua tradução literal, serial algo como Mortos e Enterrados, o que combina mais com o filme, mas que não chamaria tanta atenção.

Com certeza é um filme que merece ser visto. Apesar de não termos aqui os zumbis aos quais estamos acostumados você não irá esquecer tão cedo de   Potters Bluff e seu novo estilo de vida, como indica a placa na entrada da cidade.

Ficha técnica: 
Sinopse:
A pacata cidadezinha de Potters Bluff vive em paz. Nada acontece no local a não ser a presença de um visitante ocasionalmente. Mas essa paz vai se transformar em um inferno quando uma série de estranhos assassinatos começa a acontecer. Todos são suspeitos das mortes, os forasteiros e os moradores do local. Nem mesmo o xerife Dan Gillis (James Farentino) e sua mulher Janet (Melody Anderson) escapam das investigações. Os Mortos Vivos é um filme de terror arrepiante, escrito por Dan O´Bannon, o mesmo da série Alien e Dark Star.
Título no Brasil: Os mortos vivos
Título original: Dead & Buried
País de origem: EUA
Gênero: Horror
Duração: 94 minutos
Ano de lançamento: 1981
Direção:
Gary A. Sherman
Roteiro:
Dan O'Bannon e Ronald Shusett
Produtores:
Robert Fentress e Ronald Shusett
Elenco:
Barry Corbin...Phil
Bill Quinn...Ernie
Christopher Allport...George / Freddie
Dennis Redfield... Ron
Estelle Omens ...Betty
Glenn Morshower ...Jimmy
Jack Albertson ...William G. Dobbs
James Farentino ...Xerife Dan Gillis
Joseph G. Medalis ...Médico
Linda Shusett ...Garçonete
Lisa Blount ...Lisa
Lisa Marie... Caroneira
Macon McCalman ...Ben
Melody Anderson ...Janet Gillis
Michael Currie ...Herman
Michael Pataki...Sam
Nancy Locke ...Linda
Robert Englund ...Harry


Faltam 16 dias.




Um comentário: