domingo, 25 de novembro de 2012

Mangue Negro - 2008

Sem dúvidas o melhor filme nacional sobre zumbis.



Com o maior orgulho possível venho escrever sobre esse ótimo filme de zumbis, e o melhor: 100% nacional, feito na garra e coragem. Recursos escassos e muita, mas muita criatividade.

Imagine um mangue, de onde toda uma comunidade tira seu sustento, mas de repente algo muito errado começa a acontecer. Corpos pútridos aparecem lá, no mesmo mangue que até semana passada era a fonte de alimentação e sobrevivência de todos. Imagine também que várias pessoas, consumiram os produtos retirados do mangue. E agora elas viram zumbis, isso, daqueles canibais e muito nojentos.

Durante a trajetória no Mangue acompanhamos vários personagens, mas a trama central se dá entre Luís, um rapaz muito tímido e apaixonado, que não consegue se declarar para a lavadeira Raquel. Mas como por mágica ou ironia do destino, ao levantar dos mortos ambos são obrigados a lutar juntos para sobreviver aquela terrível noite.

Luís nos mostra como uma machadinha pode ser eficiente na luta pela sobrevivência, assim como fizeram Lionel com seu cortador de grama e Ash com a motoserra.

Rodrigo Aragão é o responsável pela decomposição do Mangue que passa no seu terreno, atrás de sua casa. O capixaba dirige esta produção muito bem feita, ainda mais se analisarmos como independente, além de realizar as maquiagens, entre outros aspéctos fílmicos. A produção que já surpreendia aqui,  foi superada no filme seguinte de Aragão: "A Noite do Chupacabras", que é claro, também merece ser conferido.

Tive a oportunidade de assistir o filme no Fantaspoa em 2008 e Mangue Negro me pareceu a mistura perfeita entre Evil Dead e Fome Animal mas com o clima tropical brasileiro. 

Prepare-se para ver muito sangue escorrendo pela tela, em uma narrativa muito bem construída. Inclusive, acho o clima bastante claustrofóbico, principalmente na criticada cena na casa da Dona Benedita. 

É com certeza desse tipo de filmes e pessoas que precisamos. Rodrigo Aragão continue decompondo seu mangue, nós agradecemos e aguardamos ansiosos.


Ficha técnica: 
Sinopse:

Depois que um mangue é contaminado de forma inexplicável, uma comunidade humilde é chacinada por zumbis. Mocinho e mocinha lutam para sobreviver e, como se fosse possível, encontrar uma cura.
Título original: Mangue Negro
Gênero: Terror/Horror
Duração: 105 min
Origem: Brasil
Lançamento: Setembro de 2008
Produtora: Fábulas Negras
Direção: Rodrigo Aragão
Elenco: 
Valderrama dos Santos, 
Kika de Oliveira, 
André Lobo, 
Reginaldo Secundo, 
Markus Conká, 
Maurício Ribeiro, 
Ricardo Araújo, 
Antônio Lâmego, 
Júlio Tigre



Faltam 13 dias.

2 comentários: